Parintins - festival folclórico de Boi-Bumbá - Garantido, Caprichoso
História do Boi Bumbá;

Boi-Bumbá - o festival folclórico da Amazônia em Parintins

Parintins - of Boi Bumbá, Bumbá meu Boi ou Festa do Boi

Regras da competição; FolkloricFolklore - mitos e lendas do Garantido e Caprichoso; galeria de fotos da Amazonia, Parintins, Boi Bumbá. Dicionário do Boi (quem sao Caprichoso, Garantido, Cunhaporanga, Sinhazinha, Pajé, Levantador, Curupira, Cobra Grande, Gigante Juma, Tuxáuas) Parintins, a cidade. O site do Boi Bumbá em Engles. Desfilam no “Bumbódromo” de Parintins, figuras lendárias, mitológicas, religiosas, além de personagens vindos da mitologia indígena: Iara, Curupira, Gigante Juma, São João, Cobra Grande, Formiga do Fogo, boto-cor-de-rosa etc. Nele desfilam figuras extraídas do conto do Boi Bumbá. O personagem principal é o Boi, representado por uma armação coberta de pano – branco, com o coração vermelho, no caso do Boi Garantido e, preto com a estrela azul, no caso do Boi Caprichoso -, com um homem – que recebe o nome de tripa - nome carinhoso dado à pessoa que tem a honra de vestir a fantasia do Boi, dançando em seu interior. Os vaqueiros, personagens do conto original, Pai Francisco, Mãe Catirina, o Amo do Boi e a Sinhazinha. Juntos, eles conduzem o Boi, que é ferido e depois ressuscitado. To see more photos by Pavel Chernev, visit his photography site.

 
Parintins - festival de Boi-Bumbá - Garantido, Caprichoso
 

 
São intrigantes as questões que todos fazem em Parintins: Por que um boi?
 
Qual foi o boi que surgiu primeiro? Como nasceu e de onde eles vieram? Por que Caprichoso? Por que Garantido? Quem são Cunhã Poranga e Pajé, Gigante Juma e Curupira?
 
Para cada uma destas questões há as mais diversas explicações, que podem ser encontradas em várias fontes: livros, revistas, jornais, sites, estudos antropológicos, teses de doutorado...
 
Tendo a oportunidade de estar em Parintins, o visitante poderá aproveitar para conversar com o povo ribeirinho e ouvi-los contar os “causos”. Ler o jornal local, acompanhado de uma bebida e da boa comida típica da região. Depois, tirar suas próprias conclusões! Permeiam os traços culturais, com uma dinâmica própria, afinal, em quantos lugares no mundo, pode-se ver a Coca-Cola vestida de azul?
Parintins - festival de Boi-Bumbá - Garantido, Caprichoso
Parintins - festival de Boi-Bumbá - Garantido, Caprichoso